Busca Buscar
Site Institucional Site Institucional

Administração, Conselho e Comitês

A Votorantim Cimentos mantém como principais órgãos de governança o Conselho de Administração, os Comitês de Assessoramento e a Diretoria. Estes órgãos atuam em completa sinergia, desde sua remuneração até a preparação das diretrizes da Companhia, visando sempre o alcance de melhores resultados econômicos, financeiros, sociais e ambientais.

Confira abaixo a composição da Diretoria Executiva da Votorantim Cimentos e do Conselho de Administração e o descritivo do escopo dos Comitês de Assessoramento.

Diretoria Executiva e Estatutária

A Diretoria Estatutária, nos termos do Estatuto Social da Companhia, é composta por no mínimo 3 e no máximo 7 Diretores Estatutários eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Está à frente da condução e execução das atividades descritas no Objeto Social da Companhia e para execução do planejamento estratégico definido pelo Conselho de Administração.

Membros Cargos
Osvaldo Ayres Filho Diretor Presidente Global Ver

CEO na Votorantim Cimentos S/A desde maio/2023. Foi CFO Global, Diretor de Operações VCBR e Global, Diretor Financeiro VCBR e CFO na VCEAA por 2,5 anos e Controller da Fibria Celulose S.A. por 6 anos, quando entrou em 2004. Antes da Votorantim, ele construiu sua carreira em companhias como Avon Cosmetics, Ciba Specialty Chemicals e VCP. É formado em Admistração de Empresas pela Universidade Mackenzie em 1999 e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas em 2002.

Adjarbas Guerra Neto Diretor Global de GRC, Auditoria Interna e Ouvidoria Ver

Contador e advogado, com MBA em Mercado de Capitais pela FEA-USP e Mestrado (M.Sc.) em Finanças e Controladoria pela PUC-SP.
Iniciou sua carreira em 1996 como auditor externo na E&Y, onde chegou à posição de Gerente Sênior de Auditoria Externa e deixo a firma para ingressar no Grupo Votorantim. Completou 20 anos no Grupo Votorantim em novembro de 2023, cujo início se deu na Votorantim Celulose e Papel S.A. e após atuou na Fibria Celulose S.A., onde exerceu diversas posições executivas nas áreas financeira e controladoria. Em 2016 assumiu a Diretoria de Governança, Riscos e Compliance, posição esta exercida até 2019, ano este que iniciou na Votorantim Cimentos como Diretor Global de GRC, Auditoria Interna e Ouvidoria. Desde 2021 acumula sua função executiva na VC com a de Diretor Superintendente da Fundação Senador José Ermírio de Moraes “FUNSEJEM”, entidade fechada de previdência complementar dos funcionários do Grupo Votorantim. Desde 2022 é membro especialista financeiro no Comitê Estatutário de Auditoria e Gestão de Riscos da DEXCO S.A. Em 2023 foi eleito membro do Comitê de Auditoria do Instituto Votorantim, sendo que a partir de 2024 se tornou o Coordenador do Comitê. Já atuou como membro titular em Comitês de Auditoria das empresas Veracel Celulose SA e Votorantim Siderurgia S/A. Antes de se tornar executivo na VC, também exerceu a função de membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Cimentos S/A.

Álvaro Lorenz Diretor Sustentabilidade, Relação Institucional, Desenvolvimento de Projeto e Engenharia Ver

Formado em Engenharia de Minas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Álvaro possui mais de 34 anos de experiência profissional, em sua maior parte no setor de materiais de construção, tendo trabalhado em algumas empresas multinacionais em diferentes posições e países. Participa de várias iniciativas globais relacionadas à sustentabilidade (composta pelas áreas de Segurança, Meio Ambiente, Transformação Social, Ecoeficiência e Energia), representando a Votorantim Cimentos e o setor do cimento, bem como iniciativas ligadas à inovação e P&D e projetos de engenharia (tanto brownfield como greenfield). Também é responsável por temas ligados à Relações Institucionais e Advocacy. Faz parte do Conselho do Instituto Votorantim.

Cinthia Galletti Bossi Diretora Global de Gente, Gestão e Comunicação Ver

Cinthia é graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui dois MBAs: um pela Universidade de São Paulo (USP) e outro pela Universidade de Pittsburgh (EUA). Construiu sua carreira na área de Recursos Humanos, tendo atuado em posições de liderança na Alcoa, no banco ABN Amro e na Goodyear. Cinthia exerceu diversos cargos de direção na Syngenta, empresa na qual, desde 2018, era Diretora de Recursos Humanos para o Brasil e América Latina. Ao longo de mais de 20 anos de experiência, liderou projetos de transformação organizacional envolvendo desenvolvimento de líderes, gestão do conhecimento e performance, aquisição e gestão de talentos, clima organizacional e gestão de mudança, entre outros.

Eduardo Costa de Almeida Diretor Financeiro Brasil Ver

Diretor financeiro da Votorantim Cimentos. Eduardo Almeida possui experiência na área financeira há mais de 15 anos com experiência em auditoria e no setor de materiais de construção sendo que trabalhou tanto no Brasil quanto no exterior pela Holcim. Formado em Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas e programa de gerência sênior pela IMD Switzerland. Eduardo está na Votorantim Cimentos desde Julho 2015 onde já atuou como gerente de controladoria e atualmente tem a responsabilidade de diretor financeiro.

Euridice Mason Diretora Jurídica Global Ver

Euridice é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC) e diversos cursos de formação executiva e na área jurídica em universidades como Harvard (EUA), Columbia (EUA), Yale (EUA), Insead (França), ESMT Berlim (Alemanha) e as brasileiras FGV e PUC-SP. Sua trajetória profissional de mais de 25 anos inclui experiências em escritórios de advocacia e em grandes empresas, tanto na área legal quanto em compliance. No mundo corporativo, atuou em posições de liderança na área jurídica de companhias como Embratel, Oi e Lafarge. Foi, também, gestora jurídica na holding Votorantim S/A e na antiga Fibria. Desde 2020, Euridice exercia o cargo de vice-presidente Jurídica Global da Harsco Environmental, baseada na Inglaterra

Hugo S. Armelin Diretor de Vendas e Marketing Operacional de Concreto Brasil Ver

Formado em Engenharia Civil pela USP e possui pós-graduação em Tecnologia de Concreto, também pela USP. Trabalhou em projetos de construção civil na América do Norte e América Latina, tendo passagens pelos Grupos Lafarge e Eternit. Hoje, ele está à frente da diretoria de Vendas, Marketing e Concreto na Votorantim Cimentos.

Marcio Yamachira Diretor de Planejamento Estratégico Global e Inovação Ver

Marcio é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e possui as certificações CFA (Chartered Financial Analyst), CAIA (Chartered Alternative Investment Analyst) e CGA (Certificado de Gestor Anbima). Já atuou em diferentes posições nas áreas de Investment Research, Trading e Gestão de Carteiras em gestoras de recursos no Brasil e no exterior. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Janssen, veículo da VSA para investimentos internacionais, e membro do Comitê de Investimentos da Funsejem, o fundo de previdência complementar da Votorantim.

Conselho de Administração

É composto por sete membros efetivos, sendo quatro independentes, eleitos em Assembleia Geral, sendo que o Estatuto Social estabelece que o Conselho sempre será composto por no mínimo 20% de membros independentes. O mandato é de dois anos, sendo permitida a reeleição. Ao Conselho de Administração cabe o estabelecimento de estratégias de longo prazo e a definição das principais diretrizes do negócio, além das decisões definidas no Estatuto Social. O Conselho de Administração poderá ser assessorado por Comitês e Grupos de Trabalho, constituídos com objetivos definidos. O presidente do Conselho de Administração não exerce função executiva na companhia.

Regimento do Conselho de Administração

Membros
Alexandre Noschese Ver

Alexandre é graduado em Administração de Empresas pelo Insper, com Mestrado em Finanças pela London Business School. Ao longo de sua trajetória profissional, foi trainee na holding Votorantim S.A. (VSA) e analista na Granular Capital, hedge fund baseado em Londres (Reino Unido). Co-fundou e é um dos sócios da empresa de venture capital ONEVC, na qual é membro do Comitê de investimentos. Também é sócio e co-fundador da Across Capital Partners, gestora focada em investimentos em empresas de software pelas Américas, sendo responsável pela gestão de portfólio e pela equipe de investimentos. Na VSA, Alexandre já atua no Comitê de Aços Longos da Acerbrag e no Comitê de Pessoas da Citrosuco.

Clarissa Lins Ver

Economista de formação, Clarissa atuou em projetos de destaque no setor público no início de sua carreira, fazendo parte do time do Plano Real no Ministério da Fazenda, além de ter sido assessora do CEO do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contribuindo para a estruturação de projetos de privatização. Passou ainda pela Petrobras, sendo responsável pela área de Estratégia Corporativa da companhia.
Clarissa também teve experiência relevante na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Em novembro de 2019, foi eleita Presidente do IBP (Instituto de Petróleo e Gás), cargo que deixará de ocupar em março de 2021.
Atualmente, Clarissa vem se dedicando à Catavento, sua própria consultoria de temas relacionados à estratégia e sustentabilidade, além de participação em Conselho e Comitês.
Com experiência comprovada em Governança Corporativa, Clarissa foi Chair do Comitê de Avaliação Externa da Shell de 2012 a 2015; atuou no Comitê de Sustentabilidade da Vale de 2017 a 2019; no Conselho, no Comitê de Estratégia, de HSE e de Auditoria da Petrobras entre 2018 e 2019 e, mais recentemente, do Comitê de Sustentabilidade da Suzano, do qual ainda faz parte.

Fabio Ermírio de Moraes Ver

Graduado em Engenharia Mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado em 1984, com pós-graduação em Administração de Empresas pelo CEAG da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1987. Fábio começou a trabalhar no Grupo Votorantim em abril de 1985 e ocupou vários cargos desde então, incluindo o de Vice-Presidente da VCSA, e Diretor da Cia. Cimento Portland Itaú, Cimentos Tocantins S.A.

Francisco de Sá Neto Ver

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Bahia, com MBA em Finanças e Comportamento Organizacional pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Com uma carreira de mais de 20 anos em posições de liderança, Francisco tem sólida experiência na gestão de grandes empresas como AbInBev e The Kraft Heinz. Atualmente ele é membro do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos.

José Roberto Ermírio de Moraes Filho Ver

José Roberto Ermírio de Moraes Filho é graduado em Administração de Empresas pelo Insper e possui cursos de aperfeiçoamento nas universidades Harvard, Stanford e Singularity. Em sua trajetória profissional, atuou na área de investimentos do Banco Merrill Lynch e como analista de negócios na consultoria McKinsey. Em 2005, tornou-se sócio fundador e executivo da Perfin Investimentos, sendo hoje membro do conselho e do comitê executivo da empresa. É membro do Conselho da Hejoassu, do Instituto Votorantim, da CBA, da Comissão Externa de Avaliação do Insper e do Centro de Liderança Pública (CLP).

Luis Antonio dos Santos Pretti Ver

Luiz Pretti é Presidente do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos S.A e da Amcham. Foi Presidente do Banco Cargill e da Cargill Brasil de 2005 até Dezembro de 2019. Pretti é o liderou também, a gestão de tesouraria da empresa no Brasil e América Latina.
Adicionalmente, Luiz Pretti, é o membro dos Conselhos de Administração da EZtec S.A, do Grupo Martins e Ache Farmacêutica.
Na área social é membro do Conselho da Turma do Jilo, Projeto Sê-los, Will Women in Leadership LA e parte do Grupo CEO Legacy. (Fundação Dom Cabral).
Bacharel em Engenharia na Fundação Armando Álvares Penteado.

Marcelo Castelli Ver

Marcelo Castelli foi CEO Global da Votorantim Cimentos, empresa líder no mercado brasileiro de materiais de construção, minerais e soluções. Castelli consolidou sua longa carreira como executivo na indústria de papel e celulose, na qual exerceu posições de liderança em áreas de produção, projetos e negócios em grandes companhias do setor. Formado em Engenharia Mecânica, Castelli tem MBA em Administração, além de cursos de educação continuada em escolas executivas internacionais.

Sergio Malacrida Ver

Sergio Malacrida é CFO da Votorantim S.A. desde 2015. Foi Diretor de Tesouraria da Votorantim S.A., CFO da Votorantim Energia e Tesoureiro da Fibria. É membro do Conselho Administrativo da Votorantim S/A, da Votorantim Cimentos e do Comitê de Finanças da Votorantim Cimentos e conselheiro na Citrosuco, Votorantim Energia e do Negócio de Aços Longos. Em 2021, foi nomeado CEO da Altre, braço imobiliário da Votorantim S.A.
Foi Sócio da PR&A Financial Products, sócio da Vinci Partners e CFO da Vanguarda Agro.
Graduado em Economia pela FEA/USP, Mestre em Matemática Pura pelo IME/USP e bacharel em Letras em FFLCH/USP.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria assessora o Conselho no adequado monitoramento de questões relacionadas à perenidade do negócio, relativos à efetividade e integridade dos controles internos, identificação e gestão de risco, à qualidade e integridade dos relatórios financeiros, incluindo as demonstrações financeiras e aos trabalhos realizados pela auditoria externa, dentre outras atribuições definidas em seu Regimento Interno aprovado pelo Conselho de Administração.

Regimento Interno Comitê de Auditoria

Membros Cargos
Diego Fresco Gutierrez Ver

O Sr. Diego Fresco Gutierrez é graduado em Ciências Contábeis pela Universidad de la República Oriental del Uruguay, sendo um Contador Público Certificado registrado no estado da Virgínia e um Contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade – SP no Brasil. Atualmente é membro do Conselho de Administração e dos Comitês de Auditoria e de Finanças e Riscos da StoneCo Limited (NASDAQ: STNE). Também se desempenha no Comitê de Auditoria e do Conselho de Administração de Itaú Corpbanca Chile (NYSE:ITCB), assim como do Comitê de Auditoria e Conselho de Administração e do Itaú Corpbanca Colômbia. Entre 2014 e 2021, foi membro e especialista financeiro do Comitê de Auditoria do Itaú Unibanco Holding. Anteriormente, foi sócio da PricewaterhouseCoopers em São Paulo (2000-2013). Entre 1998 e 2000, ocupou diversos cargos na PricewaterhouseCoopers no Uruguai e nos Estados Unidos. Em maio de 2019, a Sr. Diego Fresco Gutierrez passou a ocupar o cargo de membro do Comitê de Auditoria da VCSA.

Luiz Aparecido Caruso Neto Ver

O Sr. Luiz Aparecido Caruso Neto graduou em Administração de empresas pela FGV. O Sr. Luiz, atualmente, é Diretor do Centro de Excelência, Riscos e Compliance da Votorantim S.A., membro do Conselho de Administração da Altre S.A., e Presidente do Conselho da Fundação Senador José Ermírio de Moraes. Em maio de 2019, o Sr. Luiz passou a ocupar o cargo de membro do Comitê de Auditoria da VCSA.

Luciana Bacci Costa Ver

Profissional com mais de 30 anos de experiência nas áreas de fiscalização de controle com atuação nos últimos três anos como membro independente de comitês de assessoramento do Conselho de Administração em empresas do mercado financeiro (Banco da Amazônia, BDGM e Núclea)

Como executiva, atuou por 10 anos em posições de liderança na segunda linha e os demais vinte anos em grandes empresas internacionais de consultoria de negócios como PwC, EY e BDO Directa.

Conselheira Certificada pelo IBGC e Membro das Comissões de Gerenciamento de Riscos e de Governança em Instituições Financeiras no Instituto.

Possui sólida formação acadêmica, com graduação em Análise de Sistemas e Processamento de Dados, pós-graduação em Finanças, Contabilidade e Controladoria, adicionalmente em Administração e Compliance e cursos de educação continuada pelo IBGC.

Marcelo Castelli Ver

Marcelo Castelli foi CEO Global da Votorantim Cimentos, empresa líder no mercado brasileiro de materiais de construção, minerais e soluções, e a sexta maior do ranking mundial do setor. Castelli consolidou sua longa carreira como executivo na indústria de papel e celulose, na qual exerceu posições de liderança em áreas de produção, projetos e negócios em grandes companhias do setor. Formado em Engenharia Mecânica, Castelli tem MBA em Administração, além de cursos de educação continuada em escolas executivas internacionais.

Comitê de Finanças

Compete ao Comitê de Finanças assessorar o Conselho na avaliação e monitoramento dos temas da esfera financeira envolvendo a análise do cenário macroeconômico que possam afetar a companhia; orientações financeiras dentre elas diretrizes de gestão de caixa e liquidez da Companhia; e monitoramento e avaliação de alternativas de mitigação de fatores de risco, dentre outras atribuições definidas em seu Regimento Interno aprovado pelo Conselho de Administração.

Regimento Interno Comitê de Finanças

Membros Cargos
Sergio Augusto Malacrida Júnior Ver

O Sr. Sergio Augusto Malacrida Júnior é graduado em Economia pela FEA/USP e em Letras pela FFLCH/USP e mestre em Matemática Pura pelo IME/USP. O Sr. Sergio foi Diretor de Tesouraria
da Votorantim S.A., CFO da Votorantim Energia e Tesoureiro da Fibria. Em 2015, passou a ocupar a função de CFO da Votorantim S.A. Além disso, é membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. e do Comitê de Finanças da VCSA e conselheiro na Citrosuco, Votorantim Energia e do Negócio de Aços Longos. Em 2021, foi nomeado CEO da Altre, braço imobiliário da Votorantim S.A. O Sr. Sergio também foi sócio da PR&A Financial Products, sócio da Vinci Partners e CFO da Vanguarda Agro. Atualmente, o Sr. Sergio ocupa o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração, membro do Comitê de Finanças e do Comitê de Organização, Remuneração e Pessoas da VCSA.

Luiz Antonio dos Santos Pretti Ver

O Sr. Luiz Antonio dos Santos Pretti é graduado em Engenharia na Fundação Armando Álvares
Penteado ("FAAP"). Entre os anos de 2005 e 2019, o Sr. Luiz foi presidente do Banco Cargill e da Cargill Brasil. Além disso, também liderou a gestão de tesouraria da empresa no Brasil e América Latina. Adicionalmente, o Sr. Luiz, é membro dos Conselhos de Administração da EZtec S.A., do Grupo Martins e Ache Farmacêutica, bem como presidente do Conselho de Administração da Amcham. Na área social é membro do Conselho de Administração da Turma do Jilo, do Projeto Sê-los, do Will Women in Leadership LA e parte do Grupo CEO Legacy. (Fundação Dom Cabral). Atualmente, o Sr. Luiz ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração, membro do Comitê de Organização, Remuneração e

Cristina Betts Ver

A Sra. Cristina Betts é formada em Administração de Empresas pela FGV em 1991, com MBA pelo INSEAD, na França. A Sra. Cristina trabalhou na TAM Linhas Aéreas S.A., de 2004 a 2008 onde ocupava a posição de Diretora de Planejamento Estratégico e Controladoria e responsável também pela área de Relações com Investidores, sendo responsável pela análise e tomada de decisões da estratégia de controles e de relações com investidores, pelo planejamento estratégico da empresa, dentre outras atividades. A Sra. Cristina também é suplente do Conselho de Administração da Oi S.A., membro efetivo do Conselho de Administração da B3 S.A, membro efetivo do Conselho Fiscal da Rumo S.A. Atualmente, ocupa o cargo de CEO da Iguatemi S.A desde 2022, atuava como co-CEO desde outubro de 2021.

Helena Velloso Ver

Helena é gerente executiva de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Auren (companhia formada pela integração dos ativos de energia da Votorantim S.A. e do CPP Investments) e membro do Conselho da Hejoassu e do Instituto Votorantim. Ao longo de sua carreira, ela também atuou na Fundação Lemann, na consultoria Gestão Origami e foi trainee na VC entre 2009 e 2010. Helena é graduada em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui MBA pela Stanford University (EUA).

Comitê de Remuneração e Pessoas

Compete ao Comitê de Organização, Remuneração e Pessoas, assessorar o Conselho no adequado monitoramento de questões relacionadas, aos modelos de remuneração, nomeação de candidatos à administração, plano sucessório da alta administração, e à cultura corporativa, valores e crenças, dentre outras atribuições definidas em seu Regimento Interno aprovado pelo Conselho de Administração.

Regimento Interno Comitê de Organização, remuneração e pessoas 

Membros Cargos
Francisco de Sá Neto Ver

O Sr. Francisco de Sá Neto é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia e possui MBA em Finanças e Comportamento Organizacional pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Com uma carreira de mais de 20 anos em posições de liderança, o Sr. Francisco tem uma sólida experiência na gestão de grandes empresas como AbInBev e The Kraft Heinz. Atualmente, o Sr. Francisco ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Organização, Remuneração e Pessoas da VCSA.

Luiz Antonio dos Santos Pretti Ver

O Sr. Luiz Antonio dos Santos Pretti é graduado em Engenharia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Entre os anos de 2005 e 2019, o Sr. Luiz foi presidente do Banco Cargill e da Cargill Brasil. Além disso, também liderou a gestão de tesouraria da empresa no Brasil e América Latina. Adicionalmente, o Sr. Luiz, é membro dos Conselhos de Administração da EZtec S.A., do Grupo Martins e Ache Farmacêutica, bem como presidente do Conselho de Administração da Amcham. Na área social é membro do Conselho de Administração da Turma do Jilo, do Projeto Sê-los, do Will Women in Leadership LA e parte do Grupo CEO Legacy. (Fundação Dom Cabral). Atualmente, o Sr. Luiz ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração, membro do Comitê de Organização, Remuneração e Pessoas, do Comitê de Finanças e do Comitê de Sustentabilidade e Inovação da VCSA.

Luciana Domagala Ver

A Sra. Luciana Domagala é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1995, com MBA Executivo pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em 2008 e MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, em 2005. Realizou cursos de extensão em universidades como Insead, Universidade de Hong Kong, Duke University e Kellogg University. Ainda, A Sra. Luciana possui Certificação em Coaching pela Columbia University, em 2018 e Formação para Conselheiros de Administração pelo IBGC, em 2022. Ainda, a Sra. Luciana Domagala é Vice-Presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga, empresa pertencente ao Grupo Ultra. Em 2014, ingressou no Grupo Ultra como Diretora Corporativa de Capital Humano e anteriormente foi Vice-Presidente de Gente e Gestão da PDG e Diretora de Recursos Humanos do Grupo Gerdau, tendo passado também pelas empresas Claro e Grupo RBS. A Sra. Luciana é membro do Comitê de Organização, Remuneração e Pessoas da VCSA desde 2021, do CEA (Comissão Externa de Avaliação) do Insper desde 2014, do Conselho Deliberativo da Ultraprev desde 2022, do Conselho Deliberativo do Instituto Ultra desde 2022 e foi membro do Conselho Consultivo da Exec Executive Performance até 2016.

Sergio Augusto Malacrida Júnior Ver

O Sr. Sergio Augusto Malacrida Júnior é graduado em Economia pela FEA/USP e em Letras pela FFLCH/USP e mestre em Matemática Pura pelo IME/USP. O Sr. Sergio foi Diretor de Tesouraria
da Votorantim S.A., CFO da Votorantim Energia e Tesoureiro da Fibria. Em 2015, passou a ocupar a função de CFO da Votorantim S.A. Além disso, é membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. e do Comitê de Finanças da VCSA e conselheiro na Citrosuco, Votorantim Energia e do Negócio de Aços Longos. Em 2021, foi nomeado CEO da Altre, braço imobiliário da Votorantim S.A. O Sr. Sergio também foi sócio da PR&A Financial Products, sócio da Vinci Partners e CFO da Vanguarda Agro. Atualmente, o Sr. Sergio ocupa o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração, membro do Comitê de Finanças e do Comitê de Organização, Remuneração e Pessoas da VCSA.

Felipe Noschese Ver

Felipe é sócio fundador da Atlas Capital, fundador e membro do Conselho da Flórida Urbanismo, e membro do Conselho de Administração da Altre. Previamente, também foi sócio da Concept Investimentos, analista financeiro da Votorantim Asset Management e trainee na VC entre 2014 e 2015. Felipe é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mestrado em finanças pela London Business School (Inglaterra).

Comitê de Sustentabilidade e Inovação

O Comitê de Sustentabilidade e Inovação assessora o Conselho de Administração na identificação e tratamento de assuntos que representem riscos, oportunidades ou que possam impactar os negócios a longo prazo no âmbito de sustentabilidade, auxiliando na definição da estratégia de descarbonização, CO2 targets, iniciativas relacionadas CCUS (captura, estocagem e uso de carbono) e estratégias de investimentos e análise de tendencias globais. No âmbito de inovação auxilia nas definições, diretrizes e gestão das iniciativas desta frente, conforme definição contida no Regimento Interno.

Regimento Interno de Sustentabilidade e Inovação

Membros Cargos
Luiz Antonio dos Santos Pretti Ver

O Sr. Luiz Antonio dos Santos Pretti é graduado em Engenharia na Fundação Armando Álvares Penteado (“FAAP”). Entre os anos de 2005 e 2019, o Sr. Luiz foi presidente do Banco Cargill e da Cargill Brasil. Além disso, também liderou a gestão de tesouraria da empresa no Brasil e América Latina. Adicionalmente, o Sr. Luiz, é membro dos Conselhos de Administração da EZtec S.A., do Grupo Martins e Ache Farmacêutica, bem como presidente do Conselho de Administração da Amcham. Na área social é membro do Conselho de Administração da Turma do Jilo, do Projeto Sê-los, do Will Women in Leadership LA e parte do Grupo CEO Legacy. (Fundação Dom Cabral). Atualmente, o Sr. Luiz ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração, membro do Comitê de Organização, Remuneração e Pessoas, do Comitê de Finanças e do Comitê de Sustentabilidade e Inovação da VCSA.

Clarissa Lins Ver

A Sra. Clarissa de Araújo Lins é graduada em Economia pela PUC-Rio. A Sra. Clarissa atuou em projetos no setor público no início de sua carreira, fazendo parte do time do Plano Real no Ministério da Fazenda, além de ter sido assessora do CEO do BNDES, contribuindo para a estruturação de projetos de privatização. Passou, ainda, pela Petrobras, sendo responsável pela área de Estratégia Corporativa. Adicionalmente, a Sra. Clarissa teve experiência relevante na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável no Brasil. Em novembro de 2019, foi eleita Presidente do IBP (Instituto de Petróleo e Gás). Atualmente, a Sra. Clarissa vem se dedicando à Catavento, sua própria consultoria de temas relacionados à estratégia e sustentabilidade. Com experiência comprovada em Governança Corporativa, a Sra. Clarissa foi Chair do Comitê de Avaliação Externa da Shell de 2012 a 2015; atuou no Comitê de Sustentabilidade da Vale de 2017 a 2019; no Conselho de Administração, no Comitê de Estratégia, de HSE e de Auditoria da Petrobras entre 2018 e 2019 e, mais recentemente, do Comitê de Sustentabilidade da Suzano, do qual ainda faz parte. Atualmente, a Sra. Clarissa é membro independente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria e do Comitê de Sustentabilidade e Inovação da VCSA.

José Roberto Ermírio de Moraes Filho Ver

José Roberto é graduado em Administração de Empresas pelo Insper e possui cursos de aperfeiçoamento nas universidades Harvard, Stanford e Singularity. Em sua trajetória profissional, atuou na área de investimentos do Banco Merrill Lynch e como analista de negócios na consultoria McKinsey. Em 2005, tornou-se sócio fundador e executivo da Perfin Investimentos, sendo hoje membro do conselho e do comitê executivo da empresa. É membro do Conselho da Hejoassu, do Instituto Votorantim, da CBA, da Comissão Externa de Avaliação do Insper e do Centro de Liderança Pública (CLP).

Marcelo Castelli Ver

Marcelo Castelli foi CEO Global da Votorantim Cimentos, empresa líder no mercado brasileiro de materiais de construção, minerais e soluções, e a sexta maior do ranking mundial do setor.  Castelli consolidou sua longa carreira como executivo na indústria de papel e celulose, na qual exerceu posições de liderança em áreas de produção, projetos e negócios em grandes companhias do setor. Formado em Engenharia Mecânica, Castelli tem MBA em Administração, além de cursos de educação continuada em escolas executivas internacionais.

Alexandre Noschese Ver

Alexandre é graduado em Administração de Empresas pelo Insper, com Mestrado em Finanças pela London Business School. Ao longo de sua trajetória profissional, foi trainee na holding Votorantim S.A. (VSA) e analista na Granular Capital, hedge fund baseado em Londres (Reino Unido). Co-fundou e é um dos sócios da empresa de venture capital ONEVC, na qual é membro do Comitê de investimentos. Também é sócio e co-fundador da Across Capital Partners, gestora focada em investimentos em empresas de software pelas Américas, sendo responsável pela gestão de portfólio e pela equipe de investimentos. Na VSA, Alexandre já atua no Comitê de Aços Longos da Acerbrag e no Comitê de Pessoas da Citrosuco.

Grupos de Trabalho

Para auxiliar na condução de temas específicos o Conselho de Administração poderá constituir Grupos de Trabalho, e atualmente é assessorado por dois grupos, constituídos por membros do conselho de Administração, que abordam temas relacionados a: Fusões, Aquisições e Estratégia no Brasil (M&A) e Fusões, Aquisições e Estratégia Internacional (M&A).