O ano de 2023 foi marcado por uma desaceleração sincronizada da atividade econômica global, após um aumento significativo das taxas de juros em todo o mundo que em conjunto com a contínua tensão geopolítica, criou incertezas no mercado e impactos sociais em nível global. O mundo também presenciou eventos climáticos extremos, como ondas de calor, incêndios e inundações, que agravaram os desafios enfrentados pela sociedade.
Apesar da turbulenta situação econômica, social e ambiental, a Votorantim Cimentos demonstrou mais uma vez sua resiliência ao apresentar resultados financeiros e de sustentabilidade recordes.
As diretrizes estratégicas fornecidas pelo Conselho de Administração tiveram um papel fundamental nessa conquista. A consolidação de nossas aquisições na Europa e na América do Norte, nossos investimentos em competitividade no Brasil e o crescimento acelerado de novos negócios contribuíram para nossos resultados e refletem a solidez de nossas decisões de alocação de capital ao longo dos últimos anos.
Também fortalecemos os nossos esforços de descarbonização em todas as regiões, maximizando a criação de valor por meio de iniciativas tradicionais e inovadoras para reduzir ainda mais a nossa pegada de carbono. Essa jornada de transformação está totalmente alinhada ao nosso mandato de posicionar a Votorantim Cimentos como uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis.
Nesse contexto, a nossa estrutura de governança foi reforçada para apoiar essa agenda. Durante 2023, o Comitê de Sustentabilidade e Inovação consolidou seu papel de apoiar o Conselho de Administração na gestão e no monitoramento de riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança (ESG).
Acreditamos estar no caminho certo para criar uma Votorantim Cimentos cada vez mais forte. Continuaremos a olhar para o futuro, tendo a segurança, a saúde e a ética como valores inegociáveis, à medida que nos antecipamos e nos adaptamos às demandas da sociedade.
Conselho de Administração